Transformação Digital

Muitos acreditam que estamos a passar por um período transitório e que existe um Novo Normal.

À medida que negócios tradicionais e digitais se tornam uniformes e a Transformação Digital bate na
porta, as empresas precisarão de um coordenador para conduzir este processo.

Esta enquete realizada no LinkedIn em fevereiro de 2021 perfil deve ser majoritariamente de um profissional de Planeamento e Gestão.

Enquete Linkedin
Responsável pela Transformação Digital

Existe nas empresas um papel de
um responsável digital? 

Como executivo responsável por conduzir a transformação digital, muitos vem a transformação digital como uma oportunidade para gerar receita, ou seja, a vender novos produtos ou existentes através de canais digitais. Se esse for o caso, pode parecer lógico que o responsável seja a área de “marketing” ou vendas. Duas áreas centradas no consumidor final.

.

Transformação Digital

Mas como ficam os aspetos operacionais necessários para a transformação digital?

Para promover capacidades digitais é necessária organização e gestão de mudanças, de modo a facilitar a velocidade e a flexibilidade necessária para o crescimento e desenvolvimento digital. Quando falamos da Transformação Digital, imediatamente associamos ao fato de começar a usar algum serviço de forma digital ou até mesmo, a migração de sistemas para a nuvem. Processos digitais que criam as capacidades digitais com que os clientes interagem com a nova tecnologia. Processos funcionais que impulsionam e apoiam operações quotidianas que geram receita, arquitetura de computação em ferramentas que inclui infraestrutura de governança e aplicativos responsáveis pela coleta e manutenção de dados usados em iniciativas digitais.

 

Diretores de áreas Marketing, podem não possuir a experiência ou conhecimento necessárias para atuar em cada uma dessas áreas. Da mesma forma, existem muitas mudanças técnicas necessárias para transformar uma empresa digitalmente.

Infelizmente, muitos deles não possuem responsabilidades voltadas para o cliente. Isso os coloca em desvantagem ao sugerir e conduzir oportunidades que devem primeiro, beneficiar as pessoas responsáveis pela receita da empresa.

Os candidatos ideais seriam executivos que possuam responsabilidades internas e externas.

Isso pode sugerir que diretores de TI, de tecnologia reúnam essas competências, desde que possuam responsabilidades centradas no cliente. Poderiam ser diretores de vendas ou marcas em que tiveram papéis operacionais da empresa.

Voltamos então para consultores de gestão. Os mais experientes geralmente possuem responsabilidade de venda e distribuição, que são capazes de coordenar perspetivas internas e externas. Por fim, então seria mesmo correto dizer que a área de Planeamento e Gestão melhor se encaixa no perfil responsável pela transformação digital ou seria correto
dizer que todas as áreas da empresa deveriam se envolver neste processo?

Fica aqui a diga, o processo de transformação digital não deve ser conduzido por apenas uma pessoa. Deve ter o envolvimento de todos onde os novos modelos de negócio e tecnologias transformam
os modelos de negócio atuais, alterando as estruturas de mercado e
redistribuindo tarefas.  

Author

RockIT

A ROCKIT é uma empresa Digital com foco em Tecnologia da Informação e voltada para a valorização de pessoas e empresas.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *