Introdução

Data-driven é, com certeza, um dos termos mais em alta no mundo dos negócios atualmente. Segundo o Gartner, estimativas indicam que até 2021 as empresas serão valorizadas de acordo com a quantidade de informações armazenadas em seus bancos de dados.

Nesse sentido, a cultura datadriven será cada vez mais requisitada, com o objetivo principal de basear a tomada de decisão do negócio em análise de informações. Afinal, para que uma empresa ganhe destaque, é muito importante que o empreendedor conheça o mercado, seu negócio e seu público.
É nesse cenário que a análise de dados entra, pois ao captar e analisar todo esse banco de informações é possível criar soluções inteligentes para diversos fins, inclusive no desenvolvimento de estratégias de marketing mais assertivas.


Cada clique, visita em seu site ou redes sociais e novos cadastros de clientes ou fornecedores fornece informações capazes de ajudar a gerar mais cadastros, leads, engajamento e vendas! Isso é possível porque a partir da análise de dados as marcas podem compreender a fundo quem, o que, onde, quando e, porque direcionar seus esforços de marketing. O resultado? As melhores decisões!
 
A cultura data driven nada mais é que todas as pessoas de todas as áreas de uma empresa tomando todas as suas decisões baseadas em dados. Isso quer dizer que eu não vou investir em uma tendência americana porque alguém me falou que isso ia alavancar. Ou não vou implementar uma nova feature na minha plataforma porque eu acho que esse é o comportamento do meu usuário. Posso até criar minhas hipóteses, mas sempre tenho que validá-las com meus dados.

Mas como colocar isso em prática? O primeiro passo para difundir essa cultura é cada um fazer seu papel individualmente. Mas como eu faço para ser data driven? Existem algumas etapas cruciais neste processo, e é sobre elas que vamos falar agora!

Os segredos do Dashboard - Data-Driven Culture

Métricas de controle

A RockIT é uma empresa digital, com o foco em tecnologia e orientada a dados. Sendo assim, não poderia faltar um Dashboard de controle para que as metas e tomadas de decisões forem feitas baseadas em dados como era de se esperar, numa empresa orientada a dados.

Existem várias métricas de envolvimento, vamos aqui destacar algumas apenas como ilustração das diversas possibilidade que existem para um efetivo controle de uma empresa.
Essas métricas apresentadas com apenas alguns exemplos de metricas que podem fazer parte do seu objetivo de marketing.

A partir de uma determinada Jornada devemos traçar os objetivos e para tal criar as respetivas métricas e os seus KPI (Key Performance Indicator), sendo os indicadores de evolução estratégico para o acompanhamento

Alguns exemplos de fontes externas

GoogleAnalytics

Google Analytics
Para começar a coletar dados, essa ferramenta é gratuita e fundamental. Google Analytics é a base de análise digital do Google que fornece às pequenas empresas ferramentas para analisar dados do seu site num único local. Por exemplo, monitorando e analisando o comportamento do visitante (de onde o tráfego é originado, como o público se envolve e por quanto tempo os visitantes permanecem em um site) é possível identificar facilmente onde é preciso agir.

Dashboard - Redes Sociais

Fonte de dados das Médias Sociais
Por meio do comportamento dos seus seguidores nas redes sociais, é possível coletar inúmeros dados estratégicos para o seu negócio. Com o Facebook Insights e Instagram Insights, por exemplo: o empreendedor tem ao seu alcance dados importantes sobre conduta, consumo, hábitos e costumes dos usuários.

DashBoard - Google Trends

Google Trends
Quais termos ou palavras-chave as pessoas estão pesquisando mais assiduamente no Google? Usando o Google Trends é possível ver exatamente quais são e assim entender melhor seu público-alvo e o que estão procurando online.

Dashboard - Mailchimp

e-Mail Marketing
Na versão gratuita da ferramenta de gerenciamento de e-mail, o MailChimp permite que o usuário envie até 12 mil e-mails por mês, além de fornecer um dashboard com as principais informações da sua base de leads envolvida nos disparos de e-mail, como taxa de abertura, cliques etc.

Dashboard - SeoProfiler

SEO Profiler
Para que seu site alcance as melhores posições nos buscadores é preciso um trabalho estratégico de posicionamento. O SEOProfiler é uma ferramenta que analisa links, oportunidades de palavras chave e rankings, fatores determinantes para que seu site fique em boa posição

Customização dos widgets

Visão geral do Dashboard

Relatório automático

Transformação Digital
Dashboard
DashBoard Report
A prova de que Dashboard é exatamente o que você estava a precisar